História

Marcelo Xavier nasceu em Ipanema, interior de Minas Gerais, em 1949, onde viveu até os cinco anos. Mudou-se para Vitória e passou toda a infância no Espírito Santo. Em 1961 veio para Belo Horizonte, onde mora até hoje. É formado em Publicidade pela PUC Minas e artista plástico autodidata. Ilustrou livros, criou e realizou inúmeros projetos gráficos, produziu e dirigiu programas para a televisão, trabalhou em publicidade, com cenografias, figurinos e adereços para espetáculos de teatro, música, dança e carnaval. Poeta, cronista, desenhista, designer gráfico. O trabalho com ilustração tridimensional, que desenvolve desde 1986, é uma síntese de tudo isso: personagens e objetos de cena são moldados em massa plástica, montados em pequenos cenários e fotografados.

A aproximação com o público infantil acabou promovendo um intenso envolvimento do autor com a Arte Educação, sobretudo nas oficinas de modelagem para crianças e professores realizadas por todo o país. Nelas, Marcelo busca mostrar os caminhos encantados e extremamente simples da modelagem com massinha. Os participantes são estimulados, pela observação das ilustrações tridimensionais dos livros, a se entregarem a um exercício de criação individual, fazendo um boneco de massinha a partir das orientações do autor.

Marcelo Xavier possui as maiores premiações da literatura infantil do Brasil e sua obra tem gerado, ao longo de 30 anos, grande transformação e impacto em centenas de crianças, escolas, pais e profissionais da educação, em todos os cantos do país.